top of page

O que o boysober diz sobre os relacionamentos

Movimento começa a ganhar espaço entre as mulheres.




Você já ouviu falar em boysober? Talvez já tenha até praticado sem saber o nome…nada mais é do que tirar férias de relacionamentos com homens desde um sexo casual até mesmo um namoro. Isso mesmo, zero contato emocional ou sexual. A palavra em si explica a que veio “garoto” (“boy”) e “sobriedade” (“sober”).


Já conheci mulheres que, após relacionamentos desencontrados ou falta de parceria fixa optaram a ficar um tempo longe disso tudo e a focar mais em si, em seus sentimentos e em outros setores da vida. O que constatei foi que todas elas ficaram muito bem nessa sobriedade, já que olharam mais para o seu íntimo e desejos. Se masturbavam, entendiam melhor todas as relações tóxicas passadas, extraíam prazer de outras atividades. Foi uma espécie de limpeza amorosa para elas, zerando tudo para depois voltar mais forte e assertiva a relacionamentos mais saudáveis.


O que percebo é que cada vez mais mulheres estão dispostas a tirar essas férias em prol do amor-próprio e da saúde emocional e física. Que bom! O importante é se sentir bem e entender que você não precisa estar sempre com alguém para estar bem. Primeiro de tudo: a sua companhia é a sua melhor parceria.


Quem deu nome ao movimento foi a norte-americana Hope Woodard, de 27 anos, que em 2023 resolveu tirar um tempo sabático de homens. Esse termo viralizou, já que ela acumula quase meio milhão de seguidores no TikTok e no Instagram. Woodard explicou que queria que “boysober” fosse um termo abrangente, que significasse abster-se de relacionamentos românticos com pessoas de qualquer gênero, mas foi mais o afastamento de relacionamento com homens que ganhou força. E ela explica o motivo dessas férias: se deu conta de que viveu a vida inteira entre namoros e relacionamentos, ou mesmo em busca de sexo. 


A aceitação e identificação de sua história foram tão grande que ela conta a experiência em um show de comédia, chamado “Boysober”, no Purgatory, um local de entretenimento no bairro de Bushwick, no Brooklyn. Bom, se a vida não-romântica de Woodard é sucesso, tenha certeza de que muitas mulheres também estão precisando desse período sabático e de olhar para as relações com homens de uma outra maneira. Que tal começar a pensar sobre o assunto?


*Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.



bottom of page