top of page

O clitóris pode ser muito mais do que prazer

Atualizado: 29 de jul. de 2022

Estudo sugere que a estimulação no clitóris, além de potencializar o orgasmo, facilita a reprodução.


Que ele é um órgão totalmente voltado ao prazer, os estudiosos sobre sexualidade já sabiam. Mas uma recente pesquisa publicada, no mês passado, na revista científica Clinical Anatomy aponta que o clitóris também é extremamente importante para a reprodução humana. O cientista Roy Levin, da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, analisou 15 estudos realizados entre 1966 e 2017 para entender quais seriam as funções do órgão.


A revisão concluiu que a estimulação do clitóris provoca mudanças físicas que incentivam a fertilização do óvulo como: melhora do fluxo sanguíneo vaginal, aumento da lubrificação, dos níveis de oxigênio e da temperatura vaginal e, o mais importante, uma alteração na posição do colo do útero impedindo que os espermatozóides entrem muito rapidamente no órgão que vai abrigar o bebê. Com isso, os gametas masculinos só chegam ao útero quando estiverem mais ativos e preparados para correr até o óvulo.


Segundo Levin, essa é uma medida essencial para que a fertilização seja bem-sucedida. "O mantra de que a única função do clitóris é induzir o prazer sexual agora está obsoleto. O clitóris tem funções procriativas (reprodutivas) e recreativas (prazer) de igual importância", disse o especialista. "Todas essas alterações genitais são de grande importância para facilitar a possibilidade de sucesso reprodutivo, não importa como ou quando o clitóris é estimulado."

Em seu artigo, ele lembra de países e culturas que promovem a mutilação de meninas e mulheres. Prática que, segundo ele, não causa apenas deficiência sexual, como também reprodutiva.


A identificação, anatomia e função do clitóris têm uma longa história. Desde a antiguidade até os dias atuais, sua anatomia é reprimida, esquecida, negada e redescoberta. Na literatura ocidental, esse órgão feminino aparece pela primeira em 1545, quando é erroneamente descrito com a função urinária. Anos mais tarde, em 1559, ele é reconhecido pelo professor de anatomia italiano Realdo Colombo como peça fundamental do prazer sexual. Porém, agora é a primeira vez que o clitóris é relacionado com a questão da reprodução.


LEIA MAIS:


* Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.

bottom of page