top of page

Como vai seu bem-estar sexual holístico?

Atualizado: 7 de mar. de 2022


Sim, isso existe -- e pode trazer muito mais benefícios que só o orgasmo. Entenda.



A palavra “holístico” foi criada a partir do termo “holos”, que em grego significa "todo" ou “inteiro". Ou seja, os tratamentos holísticos veem um problema de saúde não apenas por sua vertente física, mas também como o resultado de desequilíbrios energéticos e emocionais.


Na esfera do sexo, tem perspectiva física, mental, emocional e espiritual. Cuidar do seu bem-estar sexual vai permitir que você se expresse sem vergonha, deveres ou julgamento e seja mais livre e feliz na cama e fora dela.


FOQUE NO PRAZER O sexo é uma das principais maneiras de se experimentar prazer. E esse prazer cura. O orgasmo, por exemplo, está associado a vários benefícios à saúde, incluindo alívio de dor, estresse e a melhoria do sono.


ENTENDA SEUS TRAUMAS Somente recentemente a ciência convencional passou a entender as implicações duradouras e amplas do trauma sobre os indivíduos. O bem-estar sexual holístico também tem uma visão de longo prazo: que trauma ancestral ou familiar você pode estar carregando e que afeta a sua capacidade de dar e receber prazer?


OLHE PARA O IMPACTO DE SUA IDENTIDADE NO SEXO E RELACIONAMENTOS O bem-estar sexual holístico analisa como a sua maneira de ser -- e a dos outros -- molda a sua experiência sexual. Quem é você? Como as comunidades das quais faz parte afetam seu modo de interação? Quais mensagens recebeu sobre sexo e prazer? O que você pensa sobre sexo? Identificar as respostas e abrir espaço para resolver questões garante mais prazer para você e para o/a parceiro/a.


OLHE ALÉM DA PRÁTICA SEXUAL O sexo não existe sozinho. Ele afeta e é impactado por todas as outras partes da sua vida. Se você está cansado, estressado, com baixa autoestima etc., seu cérebro desestimula o sexo porque está preocupado em sobreviver. Bem-estar sexual holístico significa olhar para essas outras áreas e fazer ajustes e melhorias também.


HONRE SUAS EXPERIÊNCIAS E AS DO OUTRO Compreender a ciência do sexo pode ajudar a entender como seu corpo funciona, além de normalizar suas experiências. No entanto, a ciência não pode substituir sua experiência vivida. Assim como você teve muitas vivências, seu parceiro também teve e cada um as assimila de forma singular. Respeite isso, fará bem ao relacionamento e abrirá mais um caminho de entendimento. LEIA MAIS: + O poder da conchinha



* Texto originalmente publicado no site da Vogue Brasil



bottom of page