Dicas de cuidados pós-sexo que toda mulher deve saber

Atualizado: 23 de fev.



Adotar uma boa rotina de higiene pós-sexo é importante por vários motivos, entre eles, prevenção contra ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Para garantir uma higiene sexual de qualidade, listo aqui 5 dicas para incorporar na sua rotina de cama. Lembre-se dessas dicas em sua próxima relação sexual!

Verifique a camisinha Se você estiver usando camisinha (o aconselhável), sempre se certifique de que não houve um acidente com a camisinha após o sexo. Verifique se o preservativo não estourou e observe que se um pedaço ou o preservativo inteiro ficar retido na vagina após o sexo, isso anula o propósito de usar o preservativo e aumenta o risco de infecções e gravidez.

Xixi após o sexo Há um risco aumentado de infecções do trato urinário, pois as bactérias podem subir pela uretra durante a relação sexual. A urina expulsa as bactérias do corpo, o que pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de uma infecção do trato urinário. Então, crie uma rotina para usar o banheiro antes e depois do sexo.

Limpe a vulva delicadamente A vagina (região interna) é autolimpante, mas há algumas coisas que você pode fazer para manter a área genital saudável. Após o sexo, limpe suavemente a vulva (região externa) com água morna e/ou sabonete sem perfume. Evite duchas, limpe da frente para trás e use roupas íntimas de algodão (ou opte por ficar sem, enquanto dorme).

Lave sempre as mãos Pode parecer algo básico ainda mais numa pandemia, mas lavar as mãos antes e depois é essencial para proteger de qualquer bactéria que possa pegar ao tocar os genitais da sua parceria ou de você mesma. Isso é fundamental para impedir que as infecções se espalhem. Lave com água e sabão e que faça parte de sua rotina de limpeza sexual.

Mantenha os toys sempre limpos Depois de usar brinquedos sexuais, bactérias, vírus e fungos podem ficar por ali. Isso significa que os brinquedos podem espalhar ISTs e outras infecções. Lembre-se de limpar cada brinquedo após o uso - verifique a embalagem para obter instruções de limpeza. É melhor não compartilhar brinquedos com outras pessoas. Mas se você planeja dividir com a parceria, tente cobrir o toy com preservativo cada vez que usá-lo. Mas mesmo com camisinha, é preciso limpar os brinquedos entre os usos, hein!


LEIA MAIS:

+ Escreva um diário sobre sua vida sexual + Como você é na cama? Faça o teste! + Sexo é vontade, não performance


Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.