top of page

Femtech: a tecnologia à favor da saúde da mulher

Atualizado: 3 de mar. de 2022


A inteligência artificial está reinventando produtos e serviços para atender às necessidades de saúde da mulher. Na foto: pulseira Grace para menopausa.



Já falei por aqui das sextechs (empresas focadas no bem-estar sexual) e o aumento desse setor, ainda mais em tempos de pandemia. Elas, na verdade, fazem parte do nicho "femtech", que significa "tecnologia feminina”, e inclui uma gama de produtos ou serviços que usam essa inteligência para apoiar e atender às necessidades das mulheres nas áreas: saúde menstrual, saúde sexual, menopausa, fertilidade, gravidez e maternidade.

A ideia da femtech é pensar de forma criativa e fora da caixa, projetando novas soluções para as velhas questões femininas. Não se trata de pegar um produto e redesenhá-lo em rosa e comercializá-lo para um público feminino. Trata-se de garantir que as mulheres tenham acesso aos cuidados de saúde e às informações de que precisam.

De acordo com a Frost & Sullivan (empresa norte-americana de consultoria de negócios envolvida em pesquisa e análise de mercado), com 50% da população mundial sendo feminina, eles prevêem que em 2025 o mercado de femtech terá um valor potencial de 50 bilhões de dólares e mostra uma consciência de um movimento sobre a desigualdade de gênero e é necessária porque as soluções para a saúde da mulher precisam ser priorizadas, mas têm sido secundária à saúde dos homens por séculos.

E aonde esse mercado aparece? Em clínicas virtuais, dispositivos, testes de triagem, diagnósticos e até acessórios de medição. Existem muitas empresas que estão trabalhando em soluções técnicas para as necessidades de saúde feminina. Listo a seguir empresas no exterior que estão usando femtech para oferecer liberdade e escolha às mulheres.

INNE

É um aplicativo de monitoramento de fertilidade que usa sua saliva para testar quando você está ovulando. O teste permite uma janela de 4 horas pela manhã. Você simplesmente aplica sua saliva em um stick e o coloca um dispositivo. As informações são lidas e sincronizadas com o aplicativo em seu telefone. O dispositivo mede seus níveis de progesterona para rastrear uma possível ovulação.

EMME

Deseja que as mulheres tenham uma experiência melhor com o controle da natalidade. Eles desenvolveram um estojo inteligente no qual você insere sua embalagem de comprimidos. Em seguida, ele detecta automaticamente se você tomou ou não sua pílula anticoncepcional. A capa é pareada com seu telefone e envia um alerta caso você se esqueça de tomar a pílula. Se você perder uma pílula, Emme pode orientá-lo sobre o que fazer a seguir. O aplicativo também permite que você acompanhe seu ciclo, humor e quaisquer efeitos colaterais de tomar a pílula.

NEXTGEN JANE

Está em processo de desenvolvimento de um tampão inteligente. O tampão coleta uma amostra do seu revestimento endometrial que pode então ser testado quanto a sinais de doença precoce ou problemas de fertilidade.

GRACE

É uma pulseira com o objetivo de ajudar as mulheres a monitorar e aliviar os efeitos da menopausa. Foi projetada para detectar quando um sintoma está prestes a começar. Assim que a pulseira é acionada, um patch de resfriamento é ativado em seu pulso com o objetivo de reverter os efeitos das ondas de calor, comum nesta fase. A pulseira também sincroniza com um aplicativo em seu telefone, permitindo que você monitore as sensações e efeitos vindos da menopausa e obtenha um melhor entendimento sobre eles.

AVA

É um relógio que permite ao usuário rastrear seus dias mais férteis. O relógio é usado durante a noite e durante o sono, ele monitora sua taxa de respiração, fluxo sanguíneo, temperatura da pele, freqüência cardíaca e pulso. Em seguida, carrega essas informações no aplicativo para que você possa acompanhar os melhores 5 dias para engravidar. O aplicativo também monitora seu peso, sono, níveis de estresse e acompanha seus ciclos.


LEIA MAIS:


Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.



bottom of page