Como o ciclo menstrual pode afetar sua vida sexual


Cada fase do ciclo oferece hormônios a mais e a menos para o corpo da mulher. Entenda como isso implica na vida sexual, ainda mais em tempos de quarentena.



Variação de humor, irritabilidade, tesão em alta, tesão inexistente, ansiedade, insônia. Aquele carroussel de emoções!! Se você não faz uso de nenhum método contraceptivo, provavelmente algum desses sintomas já sentiu pelo menos uma vez na vida. E é uma loucura, né!

E como o ciclo afeta o desejo sexual? Os hormônios têm um papel importantíssimo. Claro, todo corpo é diferente, é único, por isso esse estudo feito pela ResearchGate é um guia para você se basear, mas também precisa entender qual é o seu estilo de vida e seu quadro de saúde. Um exemplo comum de interferência é o estresse. Ele desregula o ciclo. Por que? A quantidade de hormônios entra em desequilíbrio no organismo. Isso está frequente em tempos de pandemia. Provavelmente quem já sofria com TPM, está sofrendo mais nestes últimos meses. Bom, explicado isso, vou passar um glossário para entendermos os termos técnicos, antes de explicar de cada fase, ok?

Hormônio luteinizante (LH): um hormônio produzido no cérebro que causa a liberação de um óvulo pelo ovário (ovulação).

Hormônio folicular estimulante (FSH): um hormônio produzido durante o período menstrual que informa aos ovários para preparar um óvulo para a ovulação.

Progesterona: um hormônio produzido pelo corpo lúteo (bolsa no qual o folículo cresceu) que sinaliza a menstruação se o óvulo não for fertilizado.

Estrogênio: um hormônio produzido por um folículo em crescimento (óvulo) no ovário que está envolvido no espessamento do revestimento uterino. Também afeta sua libido e metabolismo.

Testosterona: normalmente considerada um hormônio masculino, a testosterona também é produzida nos ovários e suporta sua libido, massa muscular e energia.

FASE MENSTRUAL

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM SEUS HORMÔNIOS?

LH, progesterona, estrogênio e testosterona estão em seus níveis mais baixos. O FSH começa a subir, preparando o corpo para outro ciclo.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM SEU DESEJO SEXUAL?

A maioria das mulheres na fase menstrual se enquadra em uma de duas categorias: totalmente ativada ou nem sequer pensa nisso. Vale a pena notar que o modo como você se sente em relação à sua menstruação, bem como a sua forma física, pode afetar seu desejo. O risco reduzido de gravidez, lubrificação extra e o potencial do orgasmo de reduzir as cólicas podem ser um estímulo total para algumas pessoas que estão nessa fase. Por outro lado, fadiga, dor, náusea e sangue podem tornar insuportável a ideia de sexo com período.

FASE FOLICULAR

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM SEUS HORMÔNIOS?

Estrogênio e testosterona começam a subir.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM SEU DESEJO SEXUAL?

Passou a menstruação? Você provavelmente se sente mais energizada, confiante e sedutora - e com isso, mais excitada. Seu interesse pelo sexo começa a aumentar.

FASE OVULATÓRIA

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM SEUS HORMÔNIOS?

Seus níveis de estrogênio atingem o pico alguns dias antes da ovulação e caem imediatamente depois. O LH e o FSH também atingem o pico imediatamente antes da ovulação, mas diminuem mais lentamente após a liberação do óvulo. A testosterona também atinge o pico e começa a cair.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM SEU DESEJO SEXUAL?

Seu desejo aumenta bastante nos dias que antecedem e durante a ovulação. Se masturbar, fantasiar e consumir mais material erótico neste período é comum. Um pequeno estudo mostrou até que mulheres heterossexuais cisgêneros preferiam o pênis no sexo da vagina do que o oral na época da ovulação. Há também mais corrimento vaginal, que pode aumentar a sensação e manter o sexo em mente, ajuda a excitá-la.

FASE LÚTEA

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM SEUS HORMÔNIOS?

A progesterona aumenta durante esta fase, atinge o pico aproximadamente na metade e cai se não ocorrer gravidez. O estrogênio se recupera um pouco antes de cair novamente nos dias anteriores ao seu sangramento. LH, FSH e testosterona continuam caindo.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM SEU DESEJO SEXUAL?

Provavelmente está começando a cair. Isso é especialmente verdadeiro se você lida com sintomas da TPM que afetam sua energia, humor e imagem corporal. A progesterona é conhecida por torná-la mais temperamental e mais ansiosa. Dado que o estresse é um problema para muitas pessoas, ter esse aumento não fará exatamente maravilhas para seu desejo sexual.

PORQUE É IMPORTANTE APRENDER AS FASES DO CICLO?

Acompanhar o seu ciclo ajuda a entender as mudanças e os desejos do seu corpo. E respeitar seu corpo é importantíssimo. Você aprende a ter uma maior liberdade de prazer.


*Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.

Encontre a Lu também nas redes sociais

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle