top of page

O que faz um relacionamento ser duradouro?

O dia a dia pode ser desafiador para os casais. Explico alguns itens essenciais para um relacionamento se tornar duradouro.


Muitos casais em crise me procuram para ajudá-los quando a magia acabou, a desconexão foi instalada, o tesão sumiu e muitos deles até a falta de respeito ganhou espaço na rotina. O que há de comum em todos eles: a falta de diálogo e abrir os sentimentos um para o outro. Por isso, escrevo esse texto como um alarme para os casais e futuros casais que desejam manter uma rotina saudável e companheira. Sim, eu sei que cada casal tem uma dinâmica, mas há características que se repetem em qualquer parceria e vocês podem ficar atentos para essa harmonia estar mais presente nas relações amorosas e, assim, torná-las duradouras. Coloco a seguir alguns conselhos que podem auxiliá-los com sua dupla:


Respeite sua parceria

Bondade, consideração e dignidade são essenciais para manter um relacionamento feliz. Ofensas, comentários maliciosos, palavras desagradáveis e críticas negativas sem filtro são desnecessários. Ninguém gosta de se sentir menosprezado. Se não gosta de algo que o outro faz, encontre uma maneira de expressar seu sentimento sem ferir a autoestima do outro.


Apoio, sempre

O suporte pode ser emocional, físico, espiritual .... Tente incentivar o outro com palavras e ações para mostrar o quanto se preocupa com ele. Apoie nas suas decisões e construa um presente e um futuro saudável ao lado da pessoa. Uma das principais características das relações saudáveis é os dois crescerem na convivência com o outro. E o apoio é fundamental nesse sentido.

Dialogue com a parceria O diálogo é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um relacionamento. Por mais que o casal se ame e passe muito tempo junto, os cônjuges não se conhecem 100%. As pessoas também estão em constante mudança devido à experiência e o conhecimento que adquirem com as suas vivências, então suas opiniões e posturas não são as mesmas para sempre. Converse, fale sempre o que te incomoda (claro, de forma educada) e o que te agrada na parceria. Fale os defeitos mas fale também as qualidades. esses ajustes devem ser frequentes para o que te desagrada não ganhar peso na rotina.

Acordos são necessários Um relacionamento é feito de equilíbrio. Você não pode ter tudo o que quer se não tiver a disposição de fazer o mesmo pela pessoa amada. Afinal, ela também possui as suas vontades. Faça acordos para manter a harmonia. E esses acordos podem mudar de tempos em tempos. Aqui eles serão reajustados durante os diálogos. O que servia para vocês por um tempo pode não servir agora. Façam um novo acordo para seguir em frente.

Não durma com raiva Em vez de dormir com raiva depois de uma briga, procure resolvê-la para que a situação desagradável não se estenda. Quando deixamos passar pequenas (ou grandes) coisas que nos aborrecem, normalmente elas se tornam maiores do que realmente são. Relacionamentos saudáveis e duradouros não são feitos de casais que nunca brigam, mas sim pessoas que sabem resolver os seus problemas em conjunto.

Vocês podem ser diferentes As diferenças entre as pessoas devem ser respeitadas para que o relacionamento cresça. Respeite as diferenças sejam elas de opiniões, objetivos profissionais, de estilo de roupa, de grupo de amigos, etc. Aprenda a conviver com elas para deixar o seu relacionamento mais forte.


*Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.



Comments


bottom of page