top of page

Dor durante o sexo? Saiba como tratar

Atualizado: 15 de ago. de 2023

A dor atrapalha o prazer. Saiba como identificar as causas.



Não é normal sentir dor durante a penetração, ok? Saiba disso. Se você tiver desconforto neste momento, fique atenta a sinais físicos e também emocionais. Escolhi as 3 causas mais comuns para te ajudar a entender um pouco mais este problema. Mas lembre-se, sempre consulte um médico caso sinta dor durante o sexo.

Endometriose: ocorre quando um tecido semelhante ao revestimento do útero cresce fora do útero, em vez de dentro, onde deveria. Esse tecido pode derramar sangue ao redor do útero e endurecer. Se o tecido endurecido for estimulado indiretamente - através de penetração profunda - pode causar dor na área pélvica durante minutos, horas ou até dias. Nem todas as mulheres com endometriose sentem dor durante o sexo, cada pessoa é diferente. O que pode ajudar: converse com seu médico sobre a dor. A cirurgia laparoscópica para remover o tecido extra pode reduzir os sintomas também é uma alternativa. Outra sugestão é usar um vibrador externo ou clitoriano enquanto essa condição não é resolvida.

Vaginismo: aqui vamos falar primeiramente sobre a diferença entre vaginismo e dispareunia. Esta segunda é quando a dor na penetração ocorre por alguma condição física, podendo ser cistos, corrimento ou até mesmo uma infecção urinária. O vaginismo em si é quando as paredes vaginais se contraem imediatamente antes da penetração ou ficam apertadas o tempo todo, causando dor durante o sexo mas aqui há um fundo emocional, um trauma sexual vivido no passado e que a pessoa, muitas vezes, pode não se lembrar. Portanto, pode não ser uma resposta direta à pessoa com quem você está fazendo sexo, mas uma resposta ao fato de você não se sentir emocionalmente segura no momento da penetração. O que pode ajudar: converse com um sexólogo ou terapeuta sexual, além do seu ginecologista, pois pode haver causas psicológicas e médicas por trás desse problema. A estimulação oral e outras formas de exploração como as zonas erógenas não envolvendo a penetração podem trazer prazer a você.

Falta de lubrificação: a secura vaginal pode aumentar a dor durante o sexo com penetração. Isso pode acontecer por diversos motivos, incluindo flutuações hormonais durante o ciclo menstrual, perimenopausa e menopausa, puerpério, uso de medicações mais fortes. Todos esses fatores alteram a flora vaginal, prejudicando a lubrificação natural. O que pode ajudar: vá ao médico para investigar o motivo real da falta de lubrificação, use lubrificantes e hidratantes intravaginais para recompor a saúde da área vaginal.


*Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.


bottom of page