top of page

5 benefícios da masturbação à saúde

Atualizado: 30 de mai. de 2023

Maio é o Mês da Masturbação, mas além de orgasmo em si, a prática tem pontos positivos para a saúde no geral.


Desde 1995, maio é o Mês Internacional da Masturbação, em homenagem à médica Joycelyn Elder, então secretária de Saúde dos Estados Unidos. Elder foi demitida por sugerir a inclusão do tema na educação sexual nas escolas. O tema ainda é repleto de tabus, principalmente sobre o prazer feminino, mas essencial na vida de todos porque, além de dar prazer diretamente, se masturbar traz inúmeros benefícios à saúde. Enumero 4 deles para você começar a praticar ou se já pratica, intensificar mais ainda!

1. Ativa hormônios de bem-estar

O cérebro libera alguns hormônios durante o orgasmo. São eles: dopamina, frequentemente chamado de hormônio da felicidade; endorfinas, os analgésicos naturais do corpo; ocitocina, também conhecida como hormônio do amor, do pertencimento; finalizando com o relaxamento que a serotonina traz. Todos esses hormônios são benéficos para o cérebro e o corpo de várias maneiras, pois aumentam o bem-estar geral e fazem a manutenção da libido, nossa energia vital.

2. Aumenta a autoestima

A ocitocina, dita acima, tem um grande impacto na autoestima. Quando liberada, contribui para sentimentos de maior confiança, principalmente em relação à maneira como percebe o seu corpo, mente e emoções. Diversos estudos já comprovaram que o orgasmo tem relação direta com a mulher no sentido de se sentir poderosa e criativa após a masturbação. Ou seja, uma autoestima mais equilibrada e positiva.

3. Alivia a dor

Os orgasmos promovem contrações no canal vaginal e liberam endorfinas durante o clímax. Estas substâncias podem ajudar a reduzir a cólica menstrual. Alguns estudos até descobriram que os orgasmos reduzem efetivamente as enxaquecas e as dores de cabeça. A endorfina, neste caso, age como um analgésico natural. 4. Reduz o estresse e a ansiedade

A serotonina, liberada durante o orgasmo, traz uma sensação de calma, tranquilidade e relaxamento, permanecendo no corpo por um bom tempo. A ocitocina também faz esse papel de geradora de bem-estar. Além de promover a autoestima positiva, este hormônio ajuda a reduzir o cortisol, responsável pelo estresse e pela ansiedade. 5. Ajuda a ter um cérebro mais saudável

Estudos descobriram que os orgasmos aumentam o fluxo sanguíneo para várias regiões do cérebro - incluindo a região sensorial, o tronco cerebral e as regiões corticais frontais. Ao estimular o fluxo sanguíneo, os orgasmos fazem com que uma onda de oxigênio inunde o seu cérebro, dando um impulso saudável do elemento que ele precisa para um funcionamento mais pleno.


*Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.

LEIA MAIS:

bottom of page