Desde auxiliar gestantes na saúde da região pélvica à oferecer mais prazer na relação sexual. Há inúmeros pontos positivos desta prática oriental milenar para as mulheres.
Já ouviu falar sobre pompoarismo? Essa prática milenar consiste em realizar exercícios pélvicos e foi levada do Oriente para os Estados Unidos pelo ginecologista Arnold Kegel por volta dos anos 1940, que criou um protocolo de movimentos batizado de Kegel. Além de benefícios sexuais, há inúmeros pontos positivos para a saúde da mulher, como reduzir incontinência urinária, alívio de cólicas menstruais e sintomas da menopausa. Praticar o pompoarismo como parte de rotina de autocuidado só traz pontos positivos. Sempre digo às minhas aulas: “nas primeiras semanas pratique diariamente a sequência de exercícios, depois você pode espaçar de duas a três vezes por semana. E escolha uma profissional de confiança em curso presencial para te ensinar.”
Diminui cólicas menstruais
Com a musculatura pélvica em dia, você consegue expulsar com mais eficácia o sangue, enquanto está sentada no vaso sanitário. Essa eliminação “mais forçada” diminui cólicas e desconforto do período menstrual.
Previne ou combate a incontinência urináriaAo trabalhar o fortalecimento na região com a prática de exercícios pélvicos, há a diminuição ou até o cessar da incontinência urinária. É comum as mulheres terem esse problema próximo à menopausa. Mas não é normal. Escape de xixi pode ser tratado com exercícios.
Traz mais prazer
Com o assoalho pélvico fortalecido, ao contraí-lo durante a relação sexual, pode-se sentir mais prazer, já que o ponto G fica em maior contato com o pênis ou vibrador durante os movimentos sexuais, aumentando a chance de ter um orgasmo vaginal. A parceria, se tiver um pênis, também sente mais prazer, já que a vagina apertará o órgão, o que traz ainda mais satisfação.
Aumenta a lubrificação
Ao praticar os exercícios de pompoarismo, você dá mais vigor à região íntima, trazendo maior irrigação sanguínea e, consequentemente, um aumento de lubrificação tanto vaginal quanto vulvar.
Melhora a saúde das gestantes
Durante a gravides e, principalmente, após o nascimento, o assoalho pélvico precisa de cuidados mais intensivos para a musculatura voltar ao lugar. Se você é uma praticante do pompoarismo antes ou durante a gestação, as chances são maiores de seu corpo voltar com mais rapidez após o parto. Engravidou, teve o filho e sente uma flacidez na região? Comece a praticar exercícios diários.
*Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.
Comments