top of page

O que é N.A.T.O. : fenômeno de relacionamento na Geração Z

Os jovens estão indo com menos sede ao pote quando se trata de namorar alguém.



N.A.T.O – "Not attached to an outcome" ou "Não Vinculado a um Resultado" é a sigla que descreve o fenômeno nos relacionamentos entre os jovens da Geração Z. Explicando:  significa que você namora sem ter expectativas muito específicas e sem precisar que o encontro leve a um resultado específico. Essa abordagem entre os jovens a cada ano se populariza mais. Mas vamos aos pontos positivos e negativos desse tipo de relacionamento.


Pontos Positivos

1-Alivia a pressão do primeiro encontro: pode fazer com que o encontro pareça menos com uma entrevista de emprego e, assim, diminuir a sensação de que você e seu par precisam ter um desempenho alto de avaliação. Reduzir a pressão voltada para os resultados pode, por sua vez, ajudar vocês dois a relaxar e a serem mais parecidos com vocês mesmos. Saindo do Eu Ideal e indo para o Eu Real. Em última análise, isso pode ajudá-los a determinar melhor se vocês dois realmente combinam um com o outro.


2-Reduz o risco de excluir alguém muito rapidamente: estar muito focada em um resultado pode levar você a riscar alguém de sua lista prematuramente e perder oportunidades de conhecer pessoas bacanas. Quando você encontra alguém sem a pretensão do “príncipe ou princesa encantados”, tudo flui mais naturalmente, sem avaliar cada palavra e atitude da pessoa.


3- Outras possibilidades se abrem: você nunca sabe o que um encontro pode levar, mesmo que não lhe traga uma pessoa importante imediatamente. Talvez você encontre um novo bom amigo ou parceiro de negócios. Talvez este encontro possa levar a encontros com outras pessoas e por aí vai…


Pontos Negativos

1-Perder tempo com pessoas que não querem se comprometer com nada: “Vamos ver o que acontece” pode ser um código para “Vamos continuar fazendo sexo até você perceber que eu só quero fazer sexo”.


2-Ficar num limbo: deixar as coisas abertas pode ser bom durante os primeiros encontros, mas quando você chegar ao milésimo date com a mesma pessoa, provavelmente desejará deixar as coisas mais acertadas.


3-Grandes chances de ocorrer falha de comunicação e mal-entendidos: quando você não sabe exatamente para onde algo está indo, o risco de grandes erros é alto. Não saber o que você pode significar para a outra pessoa pode dificultar saber como agir e o que compartilhar.


Bom, você se arriscaria nessa modalidade ou não?


*Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.


Kommentare


bottom of page