top of page

"Fundamentos do Prazer" traz a sexualidade feminina para a TV



Tem série nova e interessante pra gente maratonar. Calma, são somente três capítulos então é rapidinho! "Fundamentos do Prazer" (Netflix), dividida em "nossos corpos", "nossas mentes", "nossas relações" discute de forma profunda a sexualidade feminina. Finalmente uma produção em que os homens estão totalmente de fora. Ali a questão é realmente sobre a mulher e como ela se sente, por meio de depoimentos, com entrevistadas de várias raças, idades, binárias, não-binárias.

Já no início a fala de uma das personagens traz uma reflexão importante: "Saber onde está o clitóris é conhecimento. Saber onde está o seu próprio clitóris é poder." Sim, não basta saber o teórico, o nosso maior laboratório na sexualidade é o nosso próprio corpo. Quanto mais nos tocarmos, mais nos conheceremos, mais livres e potentes seremos.

O programa debate assuntos como a importância da educação sexual nas escolas, o mito do hímen e da virgindade, além de, ao longo da história, a sexualidade feminina ter sido sempre relacionada à alguma doença, como no caso, a histeria.

A trama toda se desenrola mostrando o quanto cada mulher é única, sua sexualidade é individual e, por isso, o quanto é importante se conhecer cada vez mais. As próprias entrevistadas, por exemplo, não conhecem as áreas do seu genital e isso é revelado na série. Ou seja, precisamos cada vez mais ter uma consciência maior sobre nosso corpo, sobre nosso prazer. Uma lição de casa para nós: quando estiver num momento calmo, coloque um espelho entre as pernas e observe a sua vulva, os lábios externos e internos, a textura da sua pele na área genital. Faça isso por você. E, se ainda tiver tempo, se toque e sinta seu corpo!



*Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.



bottom of page