Novo coronavírus pode ser transmitido via contato sexual?


Ainda não se sabe o suficiente sobre esta questão, mas deve-se ter cuidado com o contato íntimo.



Não só a economia, família, filhos, rotina mudam com a chegada do novo coronavírus. O sexo também. Ate porque a relação sexual é o contato mais íntimo que você pode ter com o outro. 

Ainda não há certeza sobre a transmissão da doença via sexo. Outros coronavírus tipicamente não são transmissíveis por vias sexuais, mas ainda é muito cedo para ter esse tipo de certeza em relação ao Sars-CoV-2. (O novo coronavírus foi batizado de Sars-CoV-2 e o nome da doença respiratória que ele causa é o covid-19.)

O grande problema é o contato físico, já que ele é um vírus transmitido por secreção de vias respiratórias, gotículas que viajam pelo ar e sobrevivem nele até por dias. Então no beijo, abraço e todo contato mais íntimo e próximo, há troca de secreção.

Não se pode descartar, de forma segura, possíveis infecções pelo líquido vaginal e pelo sêmen. Resumindo, todo cuidado é pouco! Vale ficar longe não só de beijos na boca, mas também das práticas oral, vaginal e anal. 

Mas claro! Se o parceiro está ali na quarentena com você sem contato com outras pessoas… Por que não passar um tempo delícia a dois? Mas aí é algo acordado entre o casal e tendo a segurança de não estar em contato com outros. 

Segurança e responsabilidade antes do prazer em tempos incertos.

Encontre a Lu também nas redes sociais

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle