top of page

Com lidar quando seu namorado é amigo da ex

  • lucianeangelo
  • 26 de mar.
  • 3 min de leitura

Ciúme, insegurança, raiva, medo…todos esses sentimentos são legítimos mas podem ser conversados entre você e sua parceria.


Passado amoroso todo mundo tem. Mas algumas vezes, esse passado ainda é presente em forma de amizade. Nem sempre terminamos um namoro ou casamento e a outra pessoa some definitivamente. Há relacionamentos que se transformam e tornam-se grandes amizades. Eu tenho um ex, que foi meu namorado há 20 anos e hoje ele está no meu núcleo mais íntimo de amizade. Hoje ele é casado e eu e companheira dele nos damos muito bem, temos carinho uma pela outra e os três se respeitam na dinâmica. Lógico, eu também dou a segurança necessária para ela se sentir tranquila. Alguns exemplos: gosto de cumprimentá-la primeiro quando chego na casa deles, sempre me refiro a ela como a dona da casa, não tenho conversas paralelas com ele, ou piadinhas que somente nós entenderíamos, nem toque físico inapropriado ou íntimo além de uma amizade. Acredito que eu me comporte da maneira que eu gostaria que se comportassem comigo. E dá certo!


Conforme o tempo passa, consigo ver melhor todas as perspectivas e apreciar as complexidades envolvidas na transição do romance para a amizade e, então, manter essa amizade viva. Se você se encontrar envolvida com alguém e essa pessoa revelar que é próxima de uma ex-parceria, não se desespere. É assim que eu agiria.


Primeiro, importa como ele te conta e como está disposto a se comunicar sobre isso. Não acho que precise dizer no primeiro encontro, mas deve vir dele e, idealmente, seria antes de você passar muito tempo com a ex. Depois que você souber, pode sentir uma certa pressão para se sentir imediatamente tranquila, bem resolvida sobre a dinâmica toda. Mas se você estiver se sentindo um pouco confusa lá no fundo, discuta seu desconforto e faça perguntas. Deixe claro que você não está acusando ninguém de nada, não está brava e só quer os fatos. Em um bom relacionamento, há muito espaço para esse tipo de abertura. Há espaço para insegurança e todos os tipos de outras emoções complicadas existirem - não apenas aquelas totalmente sustentadas por lógica e bom senso perfeitos. Também é justo pedir que seu parceiro não passe seus medos para a ex e que as conversas sobre isso permaneçam inteiramente entre vocês dois. 


É fácil pensar que reprimir isso é de alguma forma a serviço do relacionamento e de manter a paz. Mas não dizer nada quando você quer dizer algo é uma ótima maneira de transformar seus medos em algo monstruoso, fazendo com que um problema potencialmente menor pareça algo muito maior e mais ameaçador para seu relacionamento. Então, considere seus pensamentos cuidadosamente, exponha a versão totalmente sem censura para seus próprios amigos e então espere até que você esteja se sentindo firme o suficiente para trazer isso à tona. 


Claro, às vezes não é sua imaginação. Há muitas maneiras pelas quais a pessoa com quem você está saindo e/ou a ex podem estar se comportando de forma que cruze uma linha, que mostre real desrespeito por você e seu relacionamento. Há uma chance de que a familiaridade excessiva possa ser inconsciente, que eles não estejam cientes de como isso pode parecer ou ser sentido para você. É aqui que você precisará escrever suas próprias regras e elaborar um tipo de acordo - limites em torno do toque físico, tirar férias juntos, contar um ao outro "tudo" quando isso inclui você e detalhes privados sobre seu relacionamento. Só você sabe o que pode tolerar e o que faz você se sentir um pouco de lado. 


Manter amizade com certos ex pode ser uma coisa linda que fala de inteligência emocional, calor e uma atitude diferente da cultura atual de namoros líquidos e descartáveis. Tenha sempre em mente que é importante dizer à parceria como se sente em todas situações e, inclusive, essa! 


*Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil.



Comments


Luciane Angelo © 2018-2022

Acompanhe também as nossas redes sociais:

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page