top of page

6 dicas para voltar à rotina sexual pós-parto

Atualizado: 5 de mai. de 2023

Quando voltar ao sexo após a gravidez? Alguns cuidados podem facilitar esse momento delicado entre os casais.


Durante a gravidez e também após o parto, o corpo da mulher sofre diversas transformações e é preciso respeitar cada fase. Mas como encaixar o prazer sexual novamente à rotina do casal? Teoricamente após 40 dias assim que a criança nasce. Mas cada mulher tem seu tempo e é importante entender isso. Lilian Fiorelli, Médica Ginecologista especialista em Sexualidade Feminina e Uroginecologia pela USP, traz 6 conselhos que podem ajudar os pares a se entenderem sexualmente novamente.

Sem pressa para retomar

Do ponto de vista médico, a retomada da relação sexual com penetração pode se dar após os 40 dias do parto, pois já não há mais risco de infecção, o colo do útero está em seu estado normal, sem risco de sangramento. Mas sexo não é somente penetração. Se a mulher não se sentir preparada para o ato em si, o casal pode ter uma relação com beijos, abraços, carinho e carícias. Isso também é sexual. A maioria das mulheres nem consegue pensar em sexo pelo cansaço que existe nessa fase. Conversem, falem sobre o assunto, sobre o momento que estão vivendo e coloque suas expectativas um para o outro. O tempo dirá qual será o melhor momento, mas carinho pode estar sempre presente em qualquer fase do casal.

Reconheça a fase do casal e da criança Aqui estamos falando da família. Todos precisam reconhecer o momento. Nesta fase é comum o marido olhar a esposa somente como mãe e não mulher. A própria mulher só se vê como mãe. Aqui é um ajuste da nova realidade em família. E isso é uma fase. O importante é entender que existe um processo de realinhamento de expectativas, de funções, de desejos. Respeite o cansaço da mulher. O corpo não está funcionando exatamente como funcionava antes. Vai passar, é só ter paciência.


Conheça o corpo e alma O seu corpo está diferente e funciona diferente. Está num outro ritmo e a forma também. Conheça como funciona agora. Como é ficar excitada neste momento? O que precisa fazer para estar excitada? Masturbe-se: mãe pode se masturbar. A partir daí tudo fica mais fácil. Olhe-se no espelho e acolha-se.

Faça o controle de natalidade
 Você quer engravidar logo após a gestação ou quer deixar mais para frente? É importante saber que, depois dos 40 dias, a qualquer momento, você pode engravidar caso não use nenhum método contraceptivo. Converse com seu médico sobre as prevenções. Lembrando que, nesta fase, não dá para fazer Tabelinha porque a ovulação está irregular.

Melhore a lubrificação
 Independentemente do tipo de parto, a grande maioria das mulheres evolui com uma secura vaginal. É mais pronunciado com mulheres que estão amamentando, pois o hormônio prolactina (o da amamentação) traz essa secura. Pensar na lubrificação é importante, por isso use e abuse das preliminares. A mulher mais do que nunca precisará disso. Além, claro, da utilização de lubrificantes e também hidratantes intravaginais, que podem ser usados fora da relação sexual.

Exercite o assoalho pélvico Durante a gestação é importante fazer os exercícios para a saúde pélvica, pois tem um bebê empurrando tudo para baixo. Esses exercícios são importantes para a prevenção de uma incontinência urinária durante a gravidez e para a musculatura ter uma força maior no parto em si. No pós-parto, é fundamental para uma reabilitação do próprio assoalho pélvico. Fortalecer a região facilitará a prevenção de escape de xixi e também aumentará a sensibilidade no ato sexual.


*Texto originalmente publicado para o site da Vogue Brasil. LEIA MAIS:

Comments


bottom of page